Vítimas
Aqui partilhamos histórias de vítimas da anorexia nervosa, estejam estas a sofrer no momento ou em recuperação. O objetivo é encorajar os outros e a si mesmos a partilhar a sua dor.
Todos os nomes utilizados nos testemunhos são nomes fictícios.
Marta, 2023
"Estive em fase de negação arrisco me a dizer do princípio ao fim, só queria ser mais magra e nem percebia o que me estava a fazer, é uma doença que joga bem ao jogo do silêncio, nunca perde, quem perde somos nós."
Joana, 2023
“Após superar a anorexia, tenho plena noção de que vou viver sempre com qualquer coisa, mais não seja com a memória que vivi algo traumático para o meu corpo e saúde mental.
Agora é uma luta para sempre que carece muito de auto-controlo e conhecimento de caso”
Maria do Carmo, 2023
"Todos os dias tinha uma voz na minha cabeça que ninguém conseguia ouvir, só eu. “Não estás magra como devias”, era nestes momentos em que só me apetecia desistir."
Mariana, 2023
“Ser magra era o importante na altura, ou parecia ser.
Numa fase de adolescência complicada foi-me fácil cair na rotina de não comer. Foi-me fácil olhar ao espelho e achar que não era bonita ..."
Sofia, 2023
"Acho que as pessoas se focam no físico e na falta de peso mas todos se esquecem que o psicológico pesa. Ver a nossa família e amigos preocupados mas sentir que não queremos mudar, é muito complicado."
Francisca, 2023
"Uma das piores partes foi a falta de informação e de ajuda que existe. Sentia-me perdida e sem rumo. É uma doença silenciosa que invade o nosso corpo e pelos vistos o silêncio não era só da minha parte."